Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Batman - 1989 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Batman – 1989

Muito antes dos super heróis receberem orçamentos milionários, Tim Burton convenceu a Warner e a Polygram que precisaria de, no mínimo, 30 milhões de dólares para poder tocar um projeto aceitável de Batman. A ideia para colocar Bruce Wayne no cinema veio desde o final da década de 1970, quando a popularidade do homem morcego despencou após uma série de problemas internos na DC Comics. Um projeto inicial foi oferecido em 1979 – e só seria concluído uma década depois, após a versão que seria lançada em 1983 ser cancelada por conta dos problemas de roteiro e financiamento. O sucesso de Burton com Pee-wee’s Big Adventure foi fundamental para estabelecer uma relação de confiança da Warner com o diretor. Se no primeiro projeto da Warner o filme do Batman receberia apenas 10 milhões de dólares, aos poucos a ideia de que o longa se tornaria um sucesso mundial caso houvesse um investimento (na época, arriscado) passou a tomar a cabeça dos homens de Hollywood. Após a produção ser iniciada, a greve dos roteiristas em 1988 mudou o rumo da história levada ao cinema – e, consequentemente, adicionou mais vinte milhões de dólares ao projeto.

O roteiro trata sobre a história do milionário Bruce Wayne, que todos nós conhecemos. Ao combater os vilões de Gotham City, a chegada de Joker/Coringa vira um grande desafio para o herói conseguir manter a estabilidade. Com uma maquiagem destacada para a época e uma direção de arte impecável (vencedora do Oscar de 1990), a mão de Burton é nítida em cenas mais escuras e que visam dar um ar de suspense. No entanto, a quase que invencibilidade de Batman tira qualquer tipo de credibilidade aos poderes dos vilões. algo que Christopher Nolan levou em consideração mais tarde com sua trilogia.

Entendo que o sucesso deste filme esteve diretamente associado a figura de um vilão com muito mais reconhecimento do que o protagonista. A interpretação de Jack Nicholson como Joker está na minha lista como a melhor atuação já feita em um filme deste tipo. Seu envolvimento com o personagem é nítido, algo que Heath Ledger mais tarde chamaria a atenção e destacaria como sua inspiração para sua memorável e premiada encarnação do mesmo personagem em The Dark Knight. Michael Keaton, por sua vez, enfrentou todo o tipo de preconceito possível por parte de alguns produtores (muitos consideravam que um ator do gênero comédia não passaria a segurança necessária para o público) e conseguiu fazer seu papel com muita tranquilidade e confiança.

Para os fãs, recomendo a aquisição do Blu Ray lançado em 2009, na edição comemorativa de vinte anos. Entre os vários extras, a trilha do filme com comentários de Burton é essencial para entender quais foram suas inspirações para ambientar Gotham, suas opções e o motivo pelo qual Robin não foi aproveitado neste longa. Longa essencial para Hollywood entender a necessidade de realizar grandes investimentos nos filmes de super heróis, Batman alterna entre uma boa produção e uma história que poderia ser mais sucinta e menos arrastada.

https://www.youtube.com/watch?v=HlsM2_8u_mk

NOTA: 7/10

IMDB

 

Leave a Reply