Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
A 100 Passos de Um Sonho

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

The Hundred-Foot Journey (A 100 Passos de Um Sonho) – 2014

Já critiquei algumas vezes o cinema indiano de massas (Bollywood), especialmente por deixar de lado sua identidade para dar lugar a uma cópia barata do que é feito nos Estados Unidos. Por outro lado, projetos interessantes como o de The Hundred-Foot Journey (A 100 Passos de Um Sonho, no Brasil), que poderia facilmente virar um grande filme por lá, é deixado de lado.

Dirigido por Lasse Hallström (The Cider House Rule) e adaptado do livro de Richard C. Morais, este longa começa com um conflito familiar: na década de 1990, as disputas étnicas na Índia afastaram o sonho de Papa (Om Puri) fazer de seu restaurante o principal ponto gastronômico de Bombaim. Rebeldes incendiaram o negócio familiar, que acabou levando sua esposa. Após tentar a vida na Inglaterra, Papa leva seus filhos para uma pequena cidade no sul da França, local escolhido para abrir seu restaurante. 100 passos adiante estava o luxuoso espaço gourmet de madame Mallory (Helen Mirren), que não aceita competir com o que ela considerava ‘comida de fast food’. Entre as disputas entre Papa e Mallory está Hassan (Manish Dayal), um jovem prodígio que chama a atenção de todos por sua capacidade de aprendizado e de aperfeiçoar temperos centenários.

Infelizmente o filme é trinta minutos mais longo do que deveria ser. Na marca de uma hora de rodagem já temos uma definição completa e previsível do que vai acontecer a seguir. O problema está nas cenas a seguir, que misturam tomadas desnecessárias com a jornada de Hassan ao estrelato culinário de forma muito confusa. É o pecado mortal do excesso de preciosismo, de querer explicar tudo da forma mais precisa possível para querer entregar um final feliz. Destaque para a boa trilha sonora consegue a proeza de misturar Edith Piaf, Mozart e canções indianas sem cair no ridículo, respeitando o tempo e o contexto de cada cena.

The Hundred-Foot Journey proporciona boas risadas e tem um romance secundário que é explorado de forma positiva, sem abusar da sensualidade para calibrar com o toque do longa. Mas não é o filme concorrente ao Oscar que o produtor Steven Spielberg esperava ser.

https://www.youtube.com/watch?v=yEO1TWeM5JU

NOTA: 6/10

IMDB

Leave a Reply