Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Tangerines

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Mandariinid/Tangerines – 2013

Mandariinid (distribuido mundialmente com o título Tangerines) apresenta uma proposta extremamente interessante: contar um drama de guerra com apenas duas cenas de ação. O longa georgiano, indicado ao Globo de Ouro para a categoria de melhor filme estrangeiro, busca diminuir a escala de análise da Guerra da Abecásia, entre os anos de 1992 e 1993 para divulgar uma mensagem anti-guerra.

Em um dos principais conflitos étnicos criados pela queda da União Soviética, a população estoniana viu-se pressionada para sair das terras que estavam sendo disputada por militares da Abecásia e da Geórgia. Uma das excessões é  Ivo (Lembit Ulfsak), que preferiu não seguir sua família e ficar na região para ajudar seu amigo e vizinho Margus (Elmo Nuganen) na colheita das tangerinas. Preocupados com o andamento da guerra – e com a possibilidade de um conflito em suas terras, um tiroteio ocorre justamente na frente da residência de Ivo. O mercenário checheno Ahmed (Giorgi Nakashidze) e seu rival georgiano Nika (Mikhail Meskhi) são recolhidos com ferimentos graves e levados para a casa de Ivo. Aos poucos os homens passam a se respeitar e tentam se recuperar da melhor maneira possível em meio a guerra.

O andamento do longa é feito de forma bastante agradável. Ao contrário dos longas produzidos na região, que optam pelo detalhismo e pela gradual construção dos personagens,  Mandariinid é curto e se desenvolve através da premissa de que todos os humanos são iguais e que devem se respeitar. O elenco – composto apenas por homens – consegue tratar com humor algumas situações cotidianas neste cenário tão confuso. A guerra, por sua vez, é apontada como a celebração da morte. Algumas cenas de tensão colocadas precisamente de vinte em vinte minutos, não deixam por nenhum momento o filme se tornar chato e cansativo, algo que poderia prejudicar a história, já que a paisagem é sempre a mesma e por várias cenas acompanhamos o confinamentos dos rivais.

NOTA: 7/10

IMDB

3 thoughts on “Mandariinid/Tangerines – 2013”

Leave a Reply