Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Giù la testa (Quando Explode a Vingança) - 1971 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Giù la testa (Quando Explode a Vingança) – 1971

Falar de Giù la testa (no Brasil com o interessante título Quando Explode a Vingança) é falar do último western produzido pelo homem que reinventou este gênero no cinema. Com o sucesso da trilogia dos dólares e o excelente C’era una volta il West na bagagem, Sergio Leone escreveu o roteiro deste longa com a pretensão de tornar este longa um sucesso ímpar de bilheteria, aumentando ainda mais sua popularidade no mercado americano. Mas na verdade, o filme passou perto de ser um fracasso na arrecadação. Lucrou pouco, não foi bem recebido pelos críticos da Itália e teve um lançamento muito limitado nos Estados Unidos.

O grande problema de Giù la testa é tentar deixar de lado o western puro para buscar suporte no maior drama que envolve a Revolução Mexicana: as execuções sumárias.

1913. Juan Miranda (Rod Steiger) ganha a vida roubando ricos que cruzam o deserto mexicano com sua família. Certo dia, o republicano irlandês John Mallory (James Coburn), especialista em explosivos, encontra o grupo de bandidos e gera um atrito que acaba aproximando estas diferentes personalidades em um contexto que envolve uma busca por dinheiro e liberdade, com o pano de fundo da Revolução Mexicana.

A trilha sonora de Morricone é bastante interessante. Mas em poucos momentos ela rouba a cena ou divide a atenção com o que acontece nas telas. Como citei anteriormente, os produtores ficaram obcecados em tentar recriar um ambiente pesado e negro de tal forma que toda a edição do filme busca libertar Juan de seu sofrimento pessoal – ligado diretamente com um elemento chave para o roteiro que ocorre na metade da exibição.  As duras execuções apresentadas no longa são secas e não se articulam com o ambiente apresentado.

Com isto, o simpático personagem de James Coburn parece não ter tempo suficiente para brilhar. Na minha visão, ocorre devido as escolhas feitas para o elenco. Leone deu para Eli Wallach o personagem de Juan, e ficou surpreso com a negativa de seu velho companheiro (mais tarde, Eli justificou que somente recusou a oferta por ter recebido o cachê de Mackenna’s Gold de forma antecipada). Leone então se reuniu com Clint Eastwood – seu preferido para interpretar John –  e ouviu outro não. O homem sem nome queria cortar seus vínculos com o cinema da Itália e apostava no sucesso da recém-criada Malapso, responsável pela produção de Hang ‘Em High (1968).

Em meio a tantos problemas, a longa duração do filme deixa claro que falta um fio condutor. Os tiroteios são ótimos, a cena do primeiro encontro entre Juan e John é impagável, mas faltou a alma de Leone, aquele charme que só seus filmes tinham. Não é por menos que Henry Fonda o considerou “o maior diretor que já perambulou por este mundo”. Após a ideia de recriar a trilogia dos dólares não dar certo, Leone perdeu parte de seu interesse com esta produção. Por isto ele chegou a oferecer a responsabilidade do filme para Giancarlo Santi (o que só não aconteceu por conta de um barraco armado por Rod Steiger no set de filmagem exigindo Leone na direção).

NOTA: 6/10

IMDB

Leave a Reply