Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Nunta muta (Casamento Silencioso) - 2008 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Nunta muta (Casamento Silencioso) – 2008

Queridinho dos círculos de cinema da Europa, Nunta muta (Casamento Silencioso, no Brasil) está conquistando fãs graças a propaganda boca a boca.

A divisão do filme é extremamente agradável, apesar de não poder dizer o mesmo sobre algumas decisões do roteiro. Acompanhamos a semana de um pequeno vilarejo da Romênia que se prepara para celebrar o casamento de dois jovens. Parentes de ambos vêm de longe para prestigiar a união e uma enorme festa é organizada. No entanto, poucos minutos antes da oficialização do ato, um General russo avisa sobre a morte de Josef Stalin. Como a União Soviética havia declarado uma semana de luto total (sem direito a nenhum tipo de perturbação pública e atos populares, por exemplo), qualquer pessoa que se colocasse contra a decisão do Estado Maior seria acusada de traição.

Nos minutos iniciais, a decisão de fazer uma comédia baseada em gritos e sexo não me agradou nem um pouco. O maior problema foi que o diretor queria fazer graça com o bizarro a todo custo, até mesmo para prender o seu espectador para a metade seguinte. Esta sim, além de fazer jus ao título é bem construída. As famílias arrumam uma forma de burlar a decisão dos soviéticos e preparam o jantar em casa, mas em silêncio total. Gags de alto nível mostram o contraste total da apelação de minutos antes. Desde o barulho de uma mosca, até o “assassinato” de um relógio cuco (e passando por um hilária cena de telefone sem fio), a tensão sentida pelos personagens é algo ímpar! Como a caracterização dos russos não é positiva (são os mesmos gorilas mal encarados dos filmes americanos), sabemos que, caso eles forem pegos, certamente irá acontecer algum desastre.

As cenas finais explicam o flashback inicial, que mostra um grupo de jornalistas fazendo uma matéria especial sobre a demolição do vilarejo. Sem grandes frescuras e com uma fotografia muito simples, o problema deste curto filme foi conseguir achar o equilíbrio entre o engraçado e o desnecessário. A adição de alguns elementos surrealistas na história foi bem-vinda, apesar de caminhar por pernas próprias e jamais ter uma contextualização ou explicação adequada.

NOTA: 6/10

IMDB

Leave a Reply