Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Das Wunder von Bern (O Milagre de Berna) - 2004 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Das Wunder von Bern (O Milagre de Berna) – 2004

Final da Copa do Mundo de 2014! Infelizmente não deu para o Brasil (que, no fim, saiu pior que a encomenda). Ontem falamos sobre Maradona, o maior ícone do futebol argentino, e hoje o filme para análise trata da história mais popular do futebol alemão: O Milagre de Berna.

Em 1954, a seleção da Hungria parecia imbatível. Detentores da medalha de ouro olímpica, o time de Ferenc Puskás e Sándor Kocsis deixava rastros de destruição por onde passava. O filme acompanha três histórias distintas: a primeira é a do jovem Matthias, fã de Helmut Rahn, que jogava no time de sua cidade, o Rot-Weiß Essen. Louco por futebol, ele enfrenta problemas com seu pai, Richard, após este voltar dos campos de concentração da Sibéria. Por fim, a trajetória da conquista alemã é explorada através das críticas feitas ao técnico Sepp Herberger, muito contestado pelo seu estilo de jogo.

Com um roteiro bastante simples e bem estruturado, o apelo para o melodrama através de Richard é o ponto fraco. Cada vez que ele aparece na tela sabemos que destrói com o clima positivo. Os alemães se preocuparam em fazer um longa que tratasse sobre os vários problemas que passavam neste período, como os conflitos entre a Alemanha Ocidental com a Oriental e a reconstrução das cidades destruíveis na Segunda Guerra Mundial. Ainda assim, acho que buscar explorar este tipo de drama em um filme de esportes necessitaria de um esquema muito mais elaborado, o que não ocorre aqui.

Com recursos limitados, apenas o último jogo foi recriado nos gramados. Todo restante da trajetória alemã na Copa é acompanhada através das reações do povo do lado ocidental da Alemanha e na equipe de Herberger. A fotografia contrasta o cinza da Alemanha que tentava se levantar no cenáro mundial com o colorido dos Alpes Suíços. Fiquei com uma pontinha de decepção, já que a rica história poderia ser muito, mas muito melhor explorada.

Ah, e para não ficar em cima do muro, deixo meu palpite para Alemanha X Argentina: 2 a 0, com gols de Müller e Klose.

NOTA: 6/10

IMDB

Leave a Reply