Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
The Monuments Men (Caçadores de Obras-Primas) - 2014 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

The Monuments Men (Caçadores de Obras-Primas) – 2014

Quando George Clooney acabou de rodar The Monuments Men (Caçadores de Obras-Primas, no Brasil), ele parecia ter a certeza de que havia feito uma maravilha tão grande que lhe renderia vários prêmios da Academia. Tanto é que ele adiou o lançamento de novembro de 2013 para fevereiro de 2014 justamente para escapar da janela da 86ª entrega de prêmios da Academia para evitar o confronto direto com Gravity e 12 Years a Slave.

O longa é baseado em uma história real e conta como um grupo de recrutado por Franklin Delano Roosevelt a partir de iniciativa de Frank Stokes (George Clooney) foi à Alemanha para recuperar as obras de arte roubadas por Göring e companhia durante a metade final da Segunda Guerra Mundial, no período em que o Terceiro Reich começou a desabar.

Recheado de estrelas como Matt Damon, Bill Murray, Jean Dujardin, John Goodman e Cate Blanchett, o rumo que o filme tomou deixou totalmente a história de lado para retratar uma visão pessoal de Clooney sobre os acontecimentos. Em nenhuma cena sequer o contexto da história convence o espectador. Realmente não parece que estamos no meio do conflito mais catastrófico da humanidade. As tentativas de Clooney colocar um pouco de bom humor no roteiro não surtem o resultado esperado.

No meio de tudo isto, fica a pergunta: o filme não deveria ser um drama-histórico? Pois é, era o que todo mundo pensava até o final do ano passado. Mas o personagem de Clooney centraliza tanto as ações que parece que toda Guerra na verdade foi esquematizada pelos nazistas em torno do roubo das obras de arte. A produção não conseguiu equilibrar toda a grandeza deste evento e fazer o recorte especifico sobre seu objeto de análise.

Sabemos que os alemães estão batendo em retirada, sabemos que eles querem destruir tudo o que enxergam pela frente e de uma hora pra outra a guerra acaba. Não tem como não ficar totalmente frustrado tendo em mente o potencial deste longa.

Me lembro que Clooney anunciou ainda em 2012 que este filme seria baseado no best-seller homônimo escrito por Robert Edsel. Quanta bobagem! O livro trata sobre uma história séria, documentada e muito bem escrita. O filme é uma reunião de momentos que não explica nada sobre a criação deste grupo, não explica suas intenções e muito menos o destino das obras. E olha que tempo não faltou. Bola fora, senhor George.

NOTA: 5/10

IMDB

One thought on “The Monuments Men (Caçadores de Obras-Primas) – 2014”

Leave a Reply