Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Yojimbo - (Yojimbo - O Guarda-Costas) - 1961 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Yojimbo – (Yojimbo – O Guarda-Costas) – 1961

Brigas somadas com uma dose de traição podem trazer a liberdade. Foi com esta frase que Kurosawa conseguiu o financiamento dos estúdios Toho para rodar um filme cujos produtores discordavam de boa parte do roteiro. Yojimbo, além de ser uma das maiores produções de Akira Kurosawa, também foi o longa que deu estabilidade financeira ao diretor e a seus projetos futuros. Apesar de ser uma adaptação de The Glass Key, escrito por Dashiell Hammett, o diretor japonês conseguiu na justiça 20% da arrecadação total de A Fistful of Dollars. Os juiz que trabalhou no caso entendeu que Sergio Leone copiou o roteiro de Akira e procedeu de forma errada ao não contatar a Toho e também por não dar nenhum crédito no western spaghetti.

Histórias secundárias à parte, o filme foi rodado em 1961 e é protagonizado pela popular estrela Toshiro Mifune. O roteiro envolve a chegada de um Ronin (samurai) a uma cidade dividida entre duas facções. Após algumas pessoas explicarem para ele que o caos não pode ser interrompido, ele decide fazer um jogo duplo para desestabilizar as táticas do inimigos e tentar trazer a liberdade de volta ao pequeno vilarejo.

É bem interessante fazer a comparação com o western de Leone pois boa base da persona criada para Clint Eastwood interpretar o Homem sem Nome pode ser vista nas decisões do samurai. Ele é frio, fala pouco, desconfia de todo mundo e muda de planos a cada minuto. Calculista, ele logo entende que está no meio de um jogo de xadrez, e que qualquer decisão errada pode custar sua vida. Alguns acadêmicos dos Estados Unidos afirmam que Yojimbo é um filme tão poderoso e bem produzido que sua até se exibido sem legendas é possível entender a história e a mensagem de Kurosawa. Isto se deve não apenas a qualidade de um roteiro coeso e fechado, que não se preocupa com bobagens e histórias pararelas, mas também a atuação de primeiro nível de um poderoso elenco.

Apesar dos vários momentos de tensão, algumas cenas com uma pitada de humor deixam o longa mais leve.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=WzFq5hOlZ5s’]

NOTA: 8/10

IMDB

Leave a Reply