Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
The Great Ziegfeld (Ziegfeld - O Criador de Estrelas) - 1936 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

The Great Ziegfeld (Ziegfeld – O Criador de Estrelas) – 1936

Você já ouviu falar de The Great Ziegfeld (Ziegfeld – O Criador de Estrelas, no Brasil)? É bem difícil escutar alguma menção sobre este filme, ou até mesmo ler algo relacionado a ele na internet. Imagino que este seja o vencedor do Oscar mais desconhecido do grande público, se é que isto pode ser possível. É claro que os 176 minutos de duração influenciam diretamente: esta produção não tem o charme de Gone with the Wind (1939) ou o apelo de Lawrence of Arabia (1962) para justificar que uma pessoa normal dê play em um longa que mistura comédia e música. Por esta razão The Great Ziegfeld  tornou-se muito restrito: seu DVD foi lançado no mercado americano sem divulgação e não existem planos para seu lançamento em Blu Ray. Para os críticos de cinema, no entanto, assistir a esta produção é essencial não só pelo Oscar, mas também pelo pesado investimento feito pela MGM na produção e promoção do longa.

A história é inspirada na vida de Florenz Ziegfeld, Jr, um dos maiores promoters dos Estados Unidos no século XX. Ele foi o homem responsável por trazer os espetáculos do Folies Bergère de Paris para a Broadway, criando um estilo conhecido hoje como Ziegfeld Follies, uma espécie de show de variedades no teatro, com a presença de renomados humoristas, belas mulheres e músicos. Por questões de privacidade e respeito a família, o longa de 1936 não é uma boa base para analisar a biografia de “Flo”. Conhecido por suas várias mulheres (e pelos vários escândalos sexuais), certamente o cinema da década de 1930 não suportaria tamanhos problemas na tela. Ao invés disso, uma versão “light” de Ziegfeld foi levada ao público,

Com o auxílio de uma impecável maquiagem, William Powell interpretou o personagem principal em um filme que cobre quarenta anos da vida do promotor. Luise Rainer venceu o Oscar de melhor atriz por interpretar Anna Held, problemática artista que teve um relacionamento rápido com Flo. Entre as várias intrigas e rivalidades da carreira do promotor, o diretor Robert Z. Leonard também fez questão de explorar a relação de Ziegfeld com o dinheiro: muitas vezes ele ia para Paris sem um centavo no bolso e apostava na boa lábia para levar artistas do velho continente para os Estados Unidos. Chegando lá, ele tinha que convencer investidores a apostar no sucesso de suas apresentações para conseguir lucrar com a venda de ingresso de seus espetáculos. Aos poucos ele acumulou uma fortuna e conseguiu erguer o Ziegfeld Theatre no coração da Broadway (em 1966 o teatro deu lugar a torre do Alliance Capital Building). Mas seu padrão de vida mudou completamente após a Grande Depressão, época em que Flo perdeu boa parte de seu patrimônio. Sua morte, em 1932, deixou sua esposa Billie Burke (interpretada no longa por Myrna Loy) com pesadas dívidas e a solução para encontrada para abater os débitos foi vender os direitos da vida de seu marido para a MGM.

Os longos números musicais são cansativos, mas a distância entre eles (até pela duração do filme) não os torna um incômodo. O elenco de apoio é bom e o investimento feito pela Goldwyn-Mayer pode ser notado nas luxuosas roupas e detalhados cenários apresentados durante o longa. A tentativa de trazer um espetáculo de teatro para as telas do cinema foi feita de forma muito competente. Fechou com o padrão da época. Enfim, um longa de grande interesse para quem quer explorar a vida cultural dos Estados Unidos pre-crash. Uma valiosa obra que caiu no esquecimento.

NOTA: 7/10

IMDB

Leave a Reply