Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpeditor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
L'âge d'or (A Idade do Ouro) - 1930 - Movie Reviews by Dalenogare

WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

L’âge d’or (A Idade do Ouro) – 1930

L’âge d’or (A Idade do Ouro, no Brasil) causou polêmica desde sua primeira exibição, em Paris. A liga dos Patriotas, organização de direita popular na França da década de 1930, organizou manifestações e agrediu as pessoas que saiam das salas onde o filme de Buñuel era rodado. Eles também destruíram trabalhos de Joan Miró e Yves Tanguy, que se declararam admiradores da visão de cinema proposta pelo diretor espanhol. Para conter o caos, o prefeito  Jean Chiappe proibiu a divulgação do filme em Paris e o governo francês censurou qualquer tentativa de rodar o filme no país. Adicione a isso o fato da Igreja Católica ameaçar excomungar Buñuel por blasfêmia e teremos um começo de conversa.

Mas por qual motivo este filme foi tão polêmico? Ora, na década de produção deste longa nenhum produtor se mostrava disposto a atacar instituições consagradas como a Igreja Católica ou cutucar a elite da forma como foi apresentado neste drama com boas doses de comédia.

O filme é construído sobre sexo e violência. Dividido em cinco vignettes, (que representam as cinco partes da cauda do escorpião, objeto de análise dos minutos iniciais de L’âge d’or) a história mostra a tensão vivida por um casal que é separado pela burguesia minutos antes de começar a fazer amor. Por uma hora os dois tentam se reencontrar e consumir o ato, mas são impedidos por uma série de situações que envolvem especialmente a Igreja e a elite. O clímax final despeja sobre a cena em que a personagem principal chupa o dedo de uma estátua grega, onde ela libera sua energia ao ver que seus planos nunca vão adiante.

Com a alma escandalosa, L’âge d’or foi também a última vez em que Salvador Dalí e Luis Buñuel colaboraram em um longa. Algumas tomadas mostram a essência do movimento sureralista, conforme adiantado em Un chien andalou: uma vaca dorme em cima de uma cama; um homem cego é espancado na rua; as placas publicitárias ganham forma e vida; um grupo de bispos vira esqueleto; e Jesus torna-se figura central em uma orgia.

Um clássico!

NOTA: 7/10

IMDB

One thought on “L’âge d’or (A Idade do Ouro) – 1930”

Leave a Reply