WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Sol Svanetii / Salt for Svanetia – 1930

Dentre todas as produções de propaganda financiadas pelo governo soviético, Sol Svanetii (Salt for Svanetia, nos EUA) é, sem sombra de dúvidas, uma das mais impactantes. O documentário de Mikhail Kalatozov foi uma ferramenta de promoção dos planos de Stalin dentro da Geórgia – e mais tarde tomaria interesse do ocidente, curioso em saber a veracidade dos fatos apresentados.

A região da Svanécia, até a década de 1930, era completamente isolada da civilização russa. O povo svan mantinha suas próprias tradições, seu próprio comércio, suas próprias visões de mundo e religião. Kalatozov divide seu documentário em duas partes: na primeira, deixa claro o atraso desse povo; a seguir, em seu clímax, exalta os esforços da União Soviética para integrar essas pessoas ao governo.

O diretor pouco está interessado em abrir um diálogo sobre a necessidade de trazer o o que ele considera ‘civilização’ a esta cultura. Também não entra na questão de que o povo svan perderia completamente sua identidade. O fato é mostrar que as obras do Primeiro Plano de Cinco Anos do governo Stalin eram um absoluto sucesso. Quem não tinha o que comer, recebeu pão graças ao governo. A mensagem central girava em torno da clara demostração da modernização da sociedade através das vias pavimentadas criadas para a ligação com a Svanécia, ligada também a subsequente sovietização dos svans.

Mantendo o padrão da produções financiadas pelo Partido Comunista, todas as cenas foram dramatizadas. Não existe nenhum momento em que o foco seja atividades cotidianas, e as tomadas que deixam claro o sofrimento dos svans atentam para expressões faciais exageradas, comum na transição da década de 1920 para 1930. Com isso, a União Soviética aparece como uma especie de Estado divino, que é capaz trazer luz mesmo para uma região outrora inexplorada.

Salt for Svanetia é um prato cheio para os historiadores, críticos de cinema, e interessados em analisar a efetividade da propaganda através do cinema. Desde 1930, os documentaristas soviéticos voltaram-se para o discurso do Estado, e moldaram suas ideias em torno da promoção do comunismo, pura e simplesmente.

NOTA: 7/10

IMDb

One thought on “Sol Svanetii / Salt for Svanetia – 1930”

Leave a Reply