WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Jodorowsky’s Dune – 2013

O melhor filme jamais produzido.

A grandiosa ideia de Alejandro Jodorowsky ao tentar adaptar o livro Dune, de Frank Herbert, é contada no brilhante documentário Jodorowsky’s Dune, que busca analisar a produção, o desenvolvimento e o fracasso da equipe em conseguir os recursos para viabilizar o projeto. Caso você não conheça Jodorowsky, recomendo pelo menos assistir um longa dele para entender sua concepção de cinema. Apesar deste documentário dar uma breve contextualização na carreira do diretor chileno, acredito que toda esta reconstrução tem como público alvo um espectador com um mínimo de conhecimento sobre o que este homem já produziu e escreveu.

Levar Dune para o cinema significava construir uma ficção totalmente diferente do que o cinema mundial estava acostumado de ver. Um mundo novo, uma galáxia nova, efeitos especiais de ponta – e, mesmo assim, bem diferentes de 2001 (Kubrick) – com o toque de magia e surrealismo tradicionais do realizador. Tanto é que Salvador Dalí e Orson Welles toparam participar do elenco sem muito esforço. Isto tudo aliado a trilha sonora, que passava pelos grandes sucessos da década de 1970, como The Rolling Stones e Pink Floyd.

O ponto alto desta obra dirigida por Frank Pavich é a reconstrução de algumas cenas do projeto de Dune. Jodorowsky, com um inglês meio confuso, nos dá detalhes sobre o storyboard com seus personagens, diálogos e vestimentas. Através de entrevistas com pessoas chave na construção deste novo ambiente, podemos ter dimensão da grandiosidade e da importância desta criação, que foi fundamental para filmes como Star Wars, Alien, Indiana Jones, Blade Runner e vários outros clássicos que se destacaram pelos efeitos visuais.

Mais do que um documentário, uma verdadeira aula de cinema!

[youtuber youtube=’https://www.youtube.com/watch?v=jg4OCeSTL08′]

NOTA: 8/10

IMDB

Leave a Reply