WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Indicados ao SAG Awards – O que eles nos dizem sobre o Oscar?

Caros amigos.

A temporada do Oscar está aberta. Neste dia 10 de dezembro foi anunciado a lista dos indicados ao SAG Awards. Confira a nomeação oficial:

OUTSTANDING PERFORMANCE BY A CAST IN A MOTION PICTURE

Birdman
Boyhood
The Grand Budapest Hotel
The Imitation Game
The Theory of Everything

OUTSTANDING PERFORMANCE BY A MALE ACTOR IN A LEADING ROLE

Steve Carell, Foxcatcher
Benedict Cumberbatch, The Imitation Game
Jake Gyllenhaal, Nightcrawler
Michael Keaton, Birdman
Eddie Redmayne, The Theory of Everything

OUTSTANDING PERFORMANCE BY A FEMALE ACTOR IN A LEADING ROLE

Jennifer Aniston, Cake
Felicity Jones, The Theory of Everything
Julianne Moore, Still Alice
Rosamund Pike, Gone Girl
Reese Witherspoon, Wild

OUTSTANDING PERFORMANCE BY A MALE ACTOR IN A SUPPORTING ROLE

Robert Duvall, The Judge
Ethan Hawke, Boyhood
Edward Norton, Birdman
Mark Ruffalo, Foxcatcher

OUTSTANDING PERFORMANCE BY A FEMALE ACTOR IN A SUPPORTING ROLE

Patricia Arquette, Boyhood
Keira Knightley, The Imitation Game
Emma Stone, Birdman
Meryl Streep, Into the Woods
Naomi Watts, St. Vincent

Agora, a grande questão: quais os indícios que podemos tirar destas categorias? Vamos aos fatos.

O SAG é o sindicado dos atores americanos, portanto seu foco é exclusivo nas atuações. Um fato que gera certa estranheza aqui no Brasil é que eles não premiam melhor filme, e sim melhor elenco.

Pois bem, considerando a lista de indicados a melhor elenco, podemos cravar que quatro dos cinco indicados também receberão a nomeação ao Oscar de melhor filme. Minha dúvida é se The Grand Budapest Hotel vai ter fôlego para chegar lá. Essa categoria não representa muita coisa além do prêmio simbólico. Se tivesse que apontar um favorito – HOJE – diria que Birdman sai na frente. Mas somente podemos ter certeza a partir de janeiro.

Melhor Ator: agora a coisa começa a esquentar. Considerando o histórico dos prêmios, é notório que o vencedor desta categoria também será o vencedor do Oscar. Acredito que quatro destes indicados no SAG estarão disputando o prêmio na cerimônia de entrega do Oscar. A única excessão talvez seria Jake Gyllenhaal . Confesso que causou-me muita estranheza a ausência de David Oyelowo (Selma) na lista. Será um indício de que o ator – que já apareceu como favorito – não será indicado? Favorito: Michael Keaton

Melhor Atriz: a categoria mais “tranquila” deste ano. A vitória de Moore é certa – só um desastre pessoal ou uma campanha muito boa em cima de Show Reese Witherspoon tirariam seu prêmio. Na premiação da Academia, trocaria a indicação de Aniston por Amy Adams (Big Eyes).

Melhor Ator Coadjuvante: na minha pré-lista para o Oscar, tinha citado o nome de Christoph Waltz  (Big Eyes). Como o filme parece não ter agradado ao SAG, já começo a suspeitar sobre seu destino no Oscar. Notória é a ausência de J K Simmons (Whiplash), que até ontem dava como certo para vencer nesta categoria.

Melhor Atriz Coadjuvante: Como citei na minha crítica de Boyhood, Arquette tem tudo para ganhar. Está sensacional e desponta como favorita nesta jornada. Surpreendente nomeação para Naomi Watts, que acabou deixando Laura Dem (Wild) de fora.

Leave a Reply