WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Na estante #1 – 85 Years of the Oscar

Olá pessoal, este é o primeiro post da série “Na estante”, onde pretendo dar dicas de Blurays, livros e outros artigos relacionados ao cinema em geral.

Para começar trago minha última aquisição: o livro 85 Years of the Oscar: The Official History of the Academy Awards, compilado e escrito por Robert Osborne. Desde 1978 este escritor estadunidense escreve periodicamente sobre a história da Academia. Tanto é que já virou tradição: a cada cinco anos temos um livro deste calibre disponível.

Antes de comprar esse livro fiz me indaguei se seria uma boa aquisição, considerando que já disponho de uma boa bibliografia sobre a criação da Academia, além de poder obter todas as informações de filmes no IMDB. Mas posso dizer que qualquer dúvida ficou de lado quando peguei na mão este livro. Como podem ver, ele é enorme e pesa três quilos. Dentro de suas 464 páginas podemos encontrar informações detalhadas sobre cada edição do Oscar até 2013, com fichas sobre todos os vencedores e belas fotos.

Como o livro tem o aval da Academia, o autor não entra nas várias polêmicas sobre alguns premiados. Claro que a história “oficial” não poderia ser contaminada com brigas, tumultos e jogos políticos. Ou seja, não compre este livro pensando que você vai saber como How Green Was My Valley levou o prêmio de Citizen Kane na cerimônia de 1942 ou entender o Oscar de melhor filme de Shakespeare in Love. Estas histórias behind the curtains você pode encontrar nos livros do crítico Emmanuel Levy, por exemplo.

Agora vamos ao que interessa: o preço. No Brasil, já vi este livro para vender por R$ 170 (no site Submarino), o que fica muito próximo dos 70 dólares cobrados pela Amazon americana para importação (48 do livro + 22 de shipping). Todas as demais opções de importação não compensam, pois ficam bem acima do preço encontrado por aqui. Pode parecer um pouco salgado, mas pela quantidade de informação que você vai encontrar aqui acredito que vale o investimento. É um daqueles livros que se destacam na prateleira.

Abaixo algumas fotos. Até a próxima!

Leave a Reply