WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Hale County This Morning, This Evening – 2018

De certa forma é surpreendente ver um documentário como Hale County This Morning, This Evening indicado ao Oscar. Digo isto pois tradicionalmente o comitê opta por indicações com narrativas muito organizadas e, de certa forma, sólidas do ponto de vista narrativo, com clareza sobre o tema. É exatamente neste ponto que RaMell Ross montou um projeto pouco usual e autoral.

A noção de capturar o movimento como ele é – tentando minimizar a influência do aparato para filmagens obviamente não é nova. Dziga Vertov montou a base teórica do cine-olho em cima disso para posterior aplicação em Um Homem com uma Câmera (1929).

Os tempos são outros, é claro. Ross propõe explorar o cotidiano de uma comunidade negra no Alabama e divide suas memórias visuais em uma pequena série de capítulos, anunciados por intertítulos. O grande diferencial está na captação das tomadas – sem seguir um padrão fixo de fotografia, passando desde uma câmera solta até um posicionamento fixo que acompanha o tempo passar em um time-lapse. Os poucos diálogos apontam para citações especiais, que fecham completamente com a visão criativa de Ross.

Um bom exercício para pensar sobre o cinema, mas bem abaixo de outros documentários do mesmo tipo, como Cameraperson (2016) – que promove um olhar mais íntimo e engajado.

NOTA: 7/10

IMDb

One thought on “Hale County This Morning, This Evening – 2018”

Leave a Reply