WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Indicados ao Oscar 2019 – Análise e críticas de todos os filmes

A Academia acaba de anunciar a lista de indicados ao Oscar 2019.

Proponho aqui a análise completa de todas as categorias. Até o final da temporada, todos os filmes terão suas críticas publicadas aqui no site, como de costume.

MELHOR FILME

Comentários: oito nomeados este ano! Nenhuma grande surpresa, apenas destaco o esnobe inacreditável de First Man nesta temporada. Green Book ganha força como favorito ao Oscar pela nobre indicação na categoria de montagem. Ao mesmo tempo, fica a questão: como a campanha se comportará sem a nomeação para melhor diretor? E Roma: será que tem força para sustentação na fase II? Grandes questões da temporada. A Star is Born fica muito de lado.

MELHOR ATOR

Comentários: queriam surpresas? Willem Dafoe! esnobado no sindicato, mas que teve um filme feito apenas para ele brilhar. Indicação interessante, já que Ethan Hawke parecia ter mais chances.

MELHOR ATRIZ

Comentários: ótimo ver Aparicio nesta lista! Tirou o lugar de Blunt. Fora isso, seguimos a tendência do sindicato.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Comentários: Supresa sem tamanho! Netflix pouco fez campanha para de Tavira, mas mesmo assim apareceu na lista! Pode ser um ótimo indício para a campanha de Roma. Nas demais categorias, seguimos o sindicato. Disputa na temporada fica entre King e Adams.

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Comentários: Vice realmente agradou a Academia, apesar do forte teor político. Indicação interessante para Rockwell, mas o grande nome da temporada nesta categoria é Ali.

MELHOR DIRETOR

Comentários: a campanha de Amazon neste ano focou exclusivamente em Cold War, já que seus outros lançamentos fracassaram entre sindicatos e críticos. Não chega a ser uma surpresa, mas foi uma opção interessante.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Comentários: Scruggs? quando eu recebi a campanha da Netflix para este filme, vi a menção para roteiro adaptado, mas duvidei das possibilidades. Desbancou vários filmes “de peso”. Única chance real de Oscar para Jenkins nesta ano.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Comentários: muito legal ver o reconhecimento para First Reformed (apesar da falta de indicação para melhor ator). De resto, seguimos a tendência do sindicato.

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Comentários: fico muito triste pro ver a Colômbia fora da disputa. E a Coreia do sul vai continuar reclamando, pois perdeu sua vaga pra o ótimo longa alemão.

MELHOR ANIMAÇÃO

Comentários: lista extremamente previsível – a única desta nomeação.

MELHOR TRILHA ORIGINAL

Comentários: o que fizeram com First Man merece ser estudado. Como deixaram de lado esta trilha espetacular? Uma pena ver que a campanha negativa acabou com o filme no Oscar.

CANÇÃO ORIGINAL

Comentários: os quatro primeiros eram certeza e consenso. Disputa forte entre Black Panther e A Star is Born.

MELHOR CURTA (DOCUMENTÁRIO)

Comentários: apavorado com a indicação de A Night at the Garden – sete minutos de arquivos de imagem recuperados que provavelmente mostra uma inclinação do comitê para a política estadunidense atual. Em breve a crítica de todos eles aqui no site

MELHOR FOTOGRAFIA

Comentários: pelo amor de Deus, cadê a nomeação para First Man? Que absurdo. Nada contra o longa alemão, que ficou com a vaga do filme, mas essa injustiça foi demais…

MELHOR DOCUMENTÁRIO

Comentários: senhoras e senhores, o maior esnobe da história desta categoria. A Academia conseguiu tirar da lista final Won’t you be my neighbor, que era consenso entre críticos e público – além de ganhar tudo nas associações e levar o PGA. Como explicar isso?

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

Comentários: pelo menos não deixaram First Man de fora.

MELHOR MIXAGEM DE SOM

Comentários: pena ver A Quiet Place fora, mas a lista segue a tendência do sindicato.

MELHOR FIGURINO

Comentários: confesso que não esperava Scruggs na lista.

MELHOR EDIÇÃO/ MONTAGEM

Comentários: caramba! Os três favoritos não estão na disputa. A Academia esnobou Roma para a entrada de B. Rhapsody. Deixou First Man para colocar Vice (!). Inacreditável. Teoricamente, Green Book ganha força.

MELHOR EDIÇÃO DE SOM

 

Comentários: Reconhecimento para A Quiet Place.

MELHOR MAQUIAGEM E CABELO

Comentários: interessante ver Border nessa lista. Era a surpresa da pré-lista da categoria e mostra que o comitê realmente considera os filmes estrangeiros.

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS

Comentários: apostava em Solo – mas fiquei surpreso ao ver Black Panther de fora para a entrada de C. Robin. Certeza de que a controvérsia será enorme!

MELHOR CURTA (ANIMAÇÃO)

MELHOR CURTA

 

Leave a Reply