WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

De Palma – 2015

Assistir ao documentário De Palma, dirigido por Noah Baumbach e Jake Paltrow passa a sensação de uma aula de cinema com um professor que realmente domina seu conteúdo. Neste caso, um dos diretores mais respeitados do mundo, que influenciou uma geração inteira graças aos sucessos produzidos nos anos 1980 e no começo da década de 1990.

O método é simples e extremamente eficaz: sentado em uma cadeira, o diretor começa a falar sobre cada filme de sua carreira. Somos convidados a entrar na mente do jovem estudante graduado na Sarah Lawrence College – completamente apaixonado pela New Wave Francesa e pelos clássicos de Hitchcock.

As transições são feitas pelo próprio De Palma, certamente com a orientação oculta dos diretores responsáveis pelo documentário. Suas inspirações ficam claras com as imagens de arquivo anexadas em determinadas passagens, que nos dão um contexto geral da produção de filmes como Carrie, Scarface, The Untouchables e Carlito’s Way. Casos de backstage, interação com atores e até mesmo detalhes sobre o storyboard e a construção dos roteiros deixam clara a riqueza do legado do diretor.

Sua concepção sobre cinema é única, e é a partir de filmes de importância secundária – como Blow Out – que ele justifica as abordagens estéticas que criariam uma identidade própria para si. Brian repassa tudo de maneira franca e aberta. A proposta, no entanto, tem seus problemas. Até mesmo o fã mais apaixonado de De Palma reconhecerá que sua análise privilegia muito mais os grandes sucessos do que os fracassos. A questão é que De Palma utiliza o espaço para se defender das acusações dos estúdios, e não reconhece, por exemplo, o desastre completo de Mission to Mars, transmitindo uma imagem de injustiça, como se a produção fosse pioneira no quesito evolução. Faltou uma posição mais firme dos entrevistadores, talvez admirados pela fala leve e fácil de Brian De Palma.

O documentário De Palma brigará pelas premiações tradicionais da temporada, e Baumbach aposta que a distribuidora A24 concentrará seus todos seus esforços em uma boa divulgação, visto que Hollywood adora histórias sobre Hollywood.

* De Palma está disponível na Amazon Video

NOTA: 7/10

IMDb

Leave a Reply