WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Confirmation (Confirmação) – 2016

A nomeação de Clarence Thomas para a Suprema Corte dos Estados Unidos tornou-se em um espetáculo midiático. O processo para confirmação no Senado – ganhou tons bizarros e dramáticos logo que a professora Anita Hill acusou o juiz de assédio sexual. Do dia para a noite, o então presidente George H.W. Bush e o público americano acompanharam o caso virar uma disputa entre republicanos e democratas na qual ambos os lados pregavam vitórias morais. Com direção de Rick Famuyiwa, Confirmation (Confirmação, no Brasil) conta a história de uma das maiores controvérsias da década de 1990 de forma muito clara e competente.

A produção da HBO apresenta uma boa contextualização sobre o caso, tornando o filme acessível para o público estrangeiro que não tem qualquer conhecimento sobre o caso. Hill (Kerry Washington) era professora de direito da Universidade de Oklahoma tão logo tomou conhecimento de que seu ex-chefe, Clarence Thomas (Wendell Pierce), foi nomeado pelo presidente para ocupar a vaga na Suprema Corte deixada por Thurgood Marshall. A partir dos esforços dos Senadores Kennedy e Biden, Hill aceitou prestar depoimento em uma comissão do Senado para discutir a conduta de Thomas.

Para dar tons reais ao que é contado, Famuyiwa optou por quatro tipos de cenas que se unem em torno do objetivo final de esclarecer os fatos graças a uma primorosa edição. Temos imagens reais das audiências no Senado, imagens dos arquivos das principais redes de notícia dos EUA que cobriram diariamente o caso, dramatizações e até mesmo cenas em que o diretor busca enquadrar seus atores em uma espécie de tomada para a TV, onde o público fica com a impressão de que está acompanhando o caso pela C-SPAN (rede de TV do governo federal). É nesta mescla do real com a ficção que Confirmation ganha seu espaço. A atuação do elenco é muito boa, e os detalhes para a reconstrução de Washington no ano de 1991 é bastante sólida, ainda mais com o restrito orçamento.

O roteiro de Susannah Grant é ambicioso, com possibilidades de várias discussões secundárias sobre a política americana e a bipolarização existente em todas as esferas públicas. Confirmation não entrega respostas prontas, e tem seu trunfo ao instigar o espectador a buscar mais informações sobre o caso. A retomada da polêmica vem gerando grandes discussões sobre a personalidade de Thomas, a batalha pela verdade de Hill e, mais uma vez, levanta a bandeira da necessidade de denunciar qualquer tipo de assédio sexual, seja onde for.

*Confirmação é um filme para a TV atualmente disponível na HBO.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=iHIvZuypso4′]

NOTA: 7/10

IMDb

Leave a Reply