WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Anvil! The Story of Anvil (Anvil! A História de Anvil) – 2008

Slash, Lenny, Lars, Tom Araya. Imagine essas lendas do metal elogiando uma banda.  Agora imagine que esta mesma banda nunca fez sucesso. Esta é a chave do documentário Anvil! The Story of Anvil, que tem como objetivo analisar o motivo pelo qual o grupo canadense jamais conseguiu convencer os críticos e se tornar uma referência no gênero, apesar de ter influenciado a cena headbanger nos anos de 1980.

O documentário mostra a decadência da banda da década de 1980 até 2008. Em uma turnê na Europa de quarenta dias, por exemplo, poucos foram os fãs que reconheceram o pessoal do Anvil. Nem mesmo pessoas de outras bandas se lembravam deles. Para piorar, a agente mal falava inglês e estava mais perdida do que os caras. Resultado? Uma turnê fracassada, sem lucro nenhum. Casas que comportariam 10 mil pessoas receberam pouco mais de cem cabeças para ouvir a banda.

As entrevistas com os familiares dão um ar mais descontraído ao documentário. Mesmo assim, em certas situações parece que tudo foi orquestrado pelo diretor para enfatizar a péssima situação de Anvil, como o desentendimento entre o vocalista com o baterista. O fato do documentário não ser narrado é bem interessante: o drama é contado pelos músicos, sem interferência nenhuma do diretor. Mesmo assim, irrita o fato de ver o pessoal da banda agir como se não houvesse atrás deles uma equipe de produção filmando tudo. Uma naturalidade muito artificial e disfarçada.

A banda deve muito ao diretor Sacha Gervasi. Graças a este documentário as gravadoras foram atrás do grupo canadense e deram uma sobrevida a banda. Desde 2008 os caras participaram de festivais como Download e Loud Park, além do lançamento de dois discos pela The End. E em 2014 eles já tem uma tour na Europa na agenda (desta vez bem organizada). Mais uma demonstração de força da sétima arte!

NOTA: 6/10

IMDB

Leave a Reply