WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

The Farewell – 2019

Grande destaque em Sundance 2019, The Farewell foi disputado por Amazon, Netflix e Sony antes de fechar o acordo de distribuição nos Estados Unidos com a A24. O drama dirigido por Lulu Wang é constituído de lembranças e baseado em uma “mentira real” – nas palavras da própria realizadora. A fórmula funciona pois é original: em nenhum momento The Farewell visa o caminho fácil das lágrimas; ao contrário, propõe uma construção que recompensa o público.

Sem precisar do apoio de clichês para se afirmar dentro do gênero, o destaque é todo do roteiro e da protagonista, Awkwafina. Ela interpreta Billi, nova-iorquina que recebe a notícia que sua avó, Nai Nai (Zhao Shuzhen), tem poucos meses de vida. Os parentes acabam seguindo o costume local e não contam para a idosa a verdade – e toda a família acaba se reunindo na China usando um casamento como desculpa.

A interação entre neta e avó é muito especial. Existe, é claro, um questionamento que envolve diferenças culturais e percepções sobre vida e morte – e isso acompanha a produção durante seus 100 minutos de rodagem. Awkwafina surpreende por fazer uma transição natural para o drama, assumindo a responsabilidade e ditando o ritmo da trama.

Ao se afastar do estilo tearjerker, The Farewell acaba estimulando no público uma reflexão em torno de nossos próprios entes queridos: e se tal situação ocorresse em nossas famílias? Para quebrar a tristeza que poderia contagiar a história, uma leve dose de comédia foi aplicada nos refinados diálogos, e funciona também por conta de Awkwafina.

O trabalho de direção de arte merece uma menção especial por mergulhar entre China e Estados Unidos com total competência. Aliás, seria lindo ver um reconhecimento no Oscar para The Farewell, seja em roteiro ou mesmo para melhor atriz. É uma produção muito barata para o padrão da indústria estadunidense (menos de 3 milhões de dólares de custo total) e que mostra como é possível fazer cinema da mais alta qualidade com paixão e vontade.

Comentário em vídeo:

NOTA: 8/10

IMDb

Leave a Reply