WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

The Outsider – 2018

Yakuza. É notório o potencial e interesse do ocidente por histórias que envolvam o Japão. Neste sentido, as organizações criminosas daquele país oferecem a possibilidade de abertura de narrativas envolvendo cultura e política, por exemplo. Da mesma forma que existe o interesse, existe gente atrás de dinheiro fácil. A prova disso é o filme The Outsider, distribuído mundialmente pela Netflix. Sem qualquer comprometimento, o diretor Martin Zandvliet conta uma história que não é bem desenvolvida e que apresenta falhas grotescas. O objetivo era comercializar o longa a partir da figura de Jared Leto, como se apenas sua presença fosse apagar as impressões deixadas por duas (sofridas) horas de rodagem.

Japão, período pós Segunda Guerra Mundial. Em meio a reconstrução do país, Nick (Jared Leto) acaba de sair da prisão. Por ter salvo a vida do gangster Kiyoshi (Tadanobu Asano) – Nick recebeu uma chance de trabalhar para uma família do crime, e logo se destaca por sua lealdade.

Fiquei surpreso com a postura de Martin Zandvliet. Ele foi o responsável pelo elogiadíssimo Land of Mine e despontava como forte promessa do cinema nórdico. Fica evidente que ele queimou etapas e quis tentar a sorte nos EUA de forma precoce. Também é claro que ele não possuiu controle do processo criativo do filme – a começar pelo roteiro, assinado por Andrew Baldwin. Romance, drama e violência não têm um equilibro certo – e a falta de diálogos e iniciativa de Nick é parte do fracasso do filme. Leto não conseguiu incorporar a mística do homem silencioso e inteligente dos filmes de Clint Eastwood, por exemplo.

É nessa mistura de nacionalidades (filme de um nórdico com estrelas estadunidenses e produtores europeus) que todo o espírito da violência japonesa torna-se superficial. Cenas são forçadas demais, o gore é asqueroso e o personagem de Leto incrivelmente descartável dentro da própria história. Não existe qualquer representação típica do Japão – e os anacronismos tornam a experiência final estressante.

Forte candidato ao título de pior filme de 2018 – The Outsider recebe uma chuva de críticas negativas ao redor do mundo. E não poderia ser diferente. Impossível justificar o alto investimento em um filme tão ruim como este!

NOTA: 2/10

IMDb

Leave a Reply