Os dez melhores filmes de 2017

O fim da temporada de premiações também marca o fim da temporada de cinema de 2017.

Mantendo minha tradição anual, entrego a lista dos dez melhores filmes do ano passado.  Confira os escolhidos de anos anteriores aqui.

10) A Ghost Story

Filme excelente, com uma história que convida para diversas reflexões sobre vida e morte, amor e luto. Foi extremamente prejudicado pela sua precária distribuição, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior.

9) The Florida Project

Outro filme prejudicado pela distribuição, guardarei comigo a experiência que tive durante o lançamento de The Florida Project nos cinemas: além de muito choro e aplausos, discussões sobre o outro lado da Flórida, bem longe do glamour. Mais um ótimo filme do grande Sean Baker.

8) The Shape of Water

É um filme marcante por vários motivos. Destaco especialmente o poder de Sally Hawkins para encantar o público, a maravilhosa trilha sonora e a direção de Del Toro, segura.

7) Call Me by Your Name

O romance do ano! Atuações espetaculares em um filme lindo, com fotografia, maquiagem e direção de arte invejáveis.

6) Blade Runner 2049

O fracasso de Blade Runner 2049 nas bilheterias parece ter deixado de lado os méritos do filme. O investimento na produção é completamente justificável, e Villeneuve foi prejudicado pela própria Warner, que colocou Blade Runner como uma franquia mais forte do que realmente é. Ainda assim, é um filme memorável e que agradou muito boa parte dos fãs do original.

5) Get Out

Será lembrado por todo contexto político e social que chama para discussão. Abre espaço para humor ácido e foi o melhor filme do primeiro semestre do último ano.

4) The Disaster Artist

Após um lançamento muito positivo e com James Franco recebendo o Globo de Ouro de melhor ator, The Disaster Artist teve sua campanha ao Oscar comprometida pelas acusações contra James Franco. Mas é um filme que tem mérito total por promover uma comédia de alto nível em cima do maior filme do cinema trash dos EUA.

3) Loveless

Entre tantos outros representantes da Europa, o russo Loveless foi o que mais me chamou atenção. Narrativa seca que reflete na sociedade contemporânea.

2) Lady Bird

2002 nos olhos de Greta Gerwig. O melhor trabalho conjunto de elenco, na minha visão, com um processo criativo lindo.

1) Dunkirk

Dos 300 filmes produzidos em 2017 que assisti, este foi o único 10/10. Um trabalho espetacular de Nolan que ficará marcado na história do gênero guerra. Considero o filme mais completo de 2017!

Comments

comments

Deixe uma resposta