WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Unacknowledged – 2017

Todo projeto feito na televisão ou no cinema sobre OVNIS ou ufologia geralmente é visto como um produto fantasioso. A mídia, durante as últimas décadas, desempenha um papel fundamental na banalização das pesquisas sérias que são feitas por entidades que tentam levar o público documentos secretos que tratam sobre casos extremamente relevantes. Unacknowledged é um documentário resultado no esforço do ufólogo Steven M. Greer, fundador do Center for the Study of Extraterrestrial Intelligence, que dá um ótimo patamar sobre o estado das pesquisas feitas pelo seu grupo, sobre a transparência e sobre o deep state nos Estados Unidos.

Com narração de Giancarlo Esposito, temos uma proposta de narrativa linear que traça como o governo americano tratou os OVNIS desde o Caso Roswell, em 1947 até os dias atuais. O documentário ganha credibilidade ao intercalar entrevistas de oficiais da aeronáutica e do governo estadunidense com frases impactantes de pessoas como Jimmy Carter, Harry Truman e Roscoe H. Hillenkoetter (primeiro diretor da CIA) sobre o caso. O que mais chama a atenção é que em nenhum momento Greer tenta impor sua visão como a verdade única e absoluta. Sim, ele tem a crença de que alienígenas existem – mas deixa claro que o governo tem milhares de arquivos secretos, desclassificados recentemente, que comprovariam uma grande conspiração para evitar que a população tenha acesso a verdade.

Aliás, Unacknowledged também tem como objetivo afastar a imagem de que ufólogos e pesquisadores da área são pessoas malucas ou apenas teóricos da conspiração em busca de 15 minutos de fama, como citei na introdução. O documentário é interessante até mesmo para quem não acredita em nada do que foi exposto, já que deixa clara a linha de argumentação de um dos principais nomes do tema atualmente. Fora isso, alerta para a necessidade de tentar ao máximo extrair informações que ainda são mantidas como segredo de estado pelo governo, como as operações da famosa Area 51.

NOTA: 7/10

IMDb

Leave a Reply