WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Before I Fall (Antes que Eu Vá) – 2017

Qualquer pessoa que tenha visto Groundhog Day (Feitiço do Tempo) vai criar uma comparação mental direta com Before I Fall (Antes que Eu Vá, no Brasil), novo filme Ry Russo-Young, adaptado do sucesso da literatura young adult de Lauren Oliver. Tentar replicar uma fórmula que deu certo no cinema é uma tarefa extremamente complicada, pois necessita de um afastamento da produção com a sua inspiração. Neste caso, o problema de Before I Fall está no fato de ter que provar ao público que tudo o que é apresentado na tela é uma releitura da obra que dá base ao roteiro, e não de Groundhog Day.

No dia de São Valentim, Samantha Kingston (Zoey Deutch) descobre que seu destino já está traçado. Seu dia encerra com um trágico acidente automobilístico – e ela entra em um loop acordando sempre no mesmo dia, mantendo as memórias do que havia ocorrido anteriormente. A partir de uma profunda análise em sua vida, ela tenta montar um quebra-cabeças para solucionar problemas criados por ela e por suas amigas dentro da escola.

A jornada da menina sofre com alguns problemas crônicos – a começar pela própria relação temporal proposta, que é muito problemática. Não é interessante observar a mesma ação ocorrer várias vezes no mesmo local pois não se tem a perfeita noção do quanto ela busca discutir sua própria personalidade e abrir seus próprios problemas. Com isso, as festas, as conversas e as tensões da adolescência ficam em segundo plano.

Before I Fall nunca consegue uma aproximação com p grande público. Fica evidente que os alvos são adolescentes, até pela superficialidade das discussões propostas. O bullying, por exemplo, poderia ser retratado como um problema cotidiano que cria profundas feridas psicológicas, mas tudo fica de lado para a construção de um final extremamente sem sal. É um belo exemplo de um livro que não precisaria ter sido levado ao cinema, dada a dificuldade de estruturação necessária para manter a coerência da narrativa. Talvez o único ponto positivo seja a participação de Zoey Deutch, que é a grande estrela do filme – e que agora recebe um grande empurrão em sua carreira.

NOTA: 4/10

IMDb

Leave a Reply