Os dez melhores filmes de 2016

O encerramento do Oscar também marca o fim da temporada de cinema de 2016. Mantendo a tradição, entrego minha lista dos dez melhores filmes produzidos no último ano.

2016 foi um ótimo ano para o cinema. Minha seleção pessoal refletiu uma constatação que havia feito em outubro: o cinema estrangeiro ofereceu poucas opções de qualidade. A seleção do Oscar nesta categoria, na minha visão, foi a mais fraca de todos os tempos. Houve um equilíbrio e uma seleção interessante dentro das opções disponíveis, mas nada fora do comum.

Vamos a lista!

10) Hell or High Water

A excelente produção independente da CBS Films tem um dos melhores roteiros originais apresentados nos últimos anos. É surpreendente ver que com apenas doze milhões de dólares o diretor David Mackenzie e equipe montaram uma história sólida que não precisou apelar para clichês para conseguir se provar.

9) Hacksaw Ridge

O drama ambientado na Segunda Guerra Mundial exalta o patriotismo estadunidense. Ainda assim, a adaptação do roteiro é boa, com um interessante progresso. Apesar das polêmicas, Mel Gibson volta com grande estilo.

8) Powidoki

O último filme do mestre Andrzej Wajda promove grandes reflexões sobre a importância da identidade política.

7) Julieta

O melhor filme estrangeiro de 2016. Sem dúvida o mais menosprezado da carreira de Pedro Almodóvar, que sofreu imensa injustiça durante o último ano. Com cenas memoráveis, é o tipo de filme que emociona e coloca o espectador no papel de juiz da história.

6) Nocturnal Animals

Geralmente uma produção cinematográfica adaptada de um livro deixa muitos buracos no roteiro. Graças a Tom Ford, Nocturnal Animals toma certas liberdades que não estragam a ótima obra de Austin Wright.

5) Manchester by the Sea

O filme certo no ano errado. Tenho absoluta certeza de que Manchester by the Sea teria uma repercussão muito maior se não estivesse com concorrentes independentes de tamanho prestígio. Fantástico longa de Kenneth Lonergan!

4) Moonlight

Emocionante e instigante. Barry Jenkins direciona sua narrativa de forma perfeita, com um elenco esbanjando química e amor.

3) Jackie

Para quem conhece a história do mito de Camelot, Jackie é ainda mais impactante. O trauma através das lentes de Larraín é captado para transmitir

2) Arrival

O melhor filme de Villeneuve até aqui é uma aula de cinema. Ótima fotografia, montagem invejável e efeitos especiais excelentes.

1) La La Land 

O filme do ano também é o melhor musical produzido neste começo de século. Um lindo tributo aos clássicos que marcaram época com um toque contemporâneo muito especial.

Melhor animação: Ma vie de Courgette

Melhor filme para TV: All the Way

Comments

comments

Deixe uma resposta