Nomeações da WGA e seu impacto no Oscar

As nomeações do Writers Guild of America tomaram conta das redes sociais. Muitos cinéfilos ficaram surpresos com a indicação de Deadpool – e várias previsões ao Oscar já colocam o filme entre os favoritos para a categoria de melhor roteiro original. Proponho, no entanto, uma breve reflexão sobre o processo de indicação ao WGA e seu impacto ao Oscar. Antes, a lista dos nomeados:

Roteiro Original:

Hell or High Water, Taylor Sheridan; CBS Films

La La Land, Damien Chazelle; Lionsgate

Loving, Jeff Nichols; Focus Features

Manchester by the Sea, Kenneth Lonergan; Amazon Studios/Roadside Attractions

Moonlight, Barry Jenkins, Story by Tarell McCraney; A24

Roteiro Adaptado

Arrival, Eric Heisserer; Baseado em“Story of Your Life” de Ted Chiang; Paramount Pictures

Deadpool, Rhett Reese & Paul Wernick; Baseado nos quadrinos X-Men; Twentieth Century Fox Film

Fences, August Wilson; Beaseado na peça; Paramount Pictures

Hidden Figures, Allison Schroeder e Theodore Melfi; Baseado em Margot Lee Shetterly; Twentieth Century Fox Film

Nocturnal Animals, Tom Ford; Baseado na novela Tony and Susan de Austin Wright; Focus Features

Vamos lá.

Em primeiro lugar, a WGA apenas indica roteiristas credenciados (por isso Tarantino fica de fora dos prêmios, por exemplo).

Moonlight e Loving serão considerados pela Academia como roteiros adaptados, o que limitará muito qualquer chance de Deadpool aparecer entre os nomeados, tendo em conta o sucesso de Arrival e Nocturnal Animals, duas grandes adaptações. Loving, para a Academia, é adaptado do curta The Loving Story (2011). Tal fato gerou bons debates e controvérsias, mas a decisão já está tomada. No caso de Moonlight, a Academia considera roteiro adaptado da peça In Moonlight Black Boys Look Blue, que não chegou a ser produzida.

Muitos encararam a ausência de Silence na lista como um esnobe. Mas a realidade é diferente. Os produtores decidiram enviar screeners apenas para membros da Academia, que receberam as cópias durante o processo de votação da WGA. É bem provável que o filme dispute o Oscar, cujo votação entre a branch de escritores começa nesta quinta-feira.

Comments

comments

Deixe uma resposta