WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Moana – 2016

Moana (Moana: Um Mar de Aventuras, no Brasil) é a melhor animação do ano de 2016.  Além de dar espaço para uma nova protagonista que não segue o padrão estético celebrado pela Disney em outras ocasiões, o grande destaque está na impecável história que convida o público a dialogar com a natureza.

A jovem Moana (Auli’i Cravalho) recebeu de seu pai, Tui (Temuera Morrison), a ordem de jamais ousar deixar a ilha na qual sua família vive. Após notar graves mudanças que afetam o dia a dia e a rotina local, Moana decide desafiar a autoridade local e navega pelo oceano em busca de Maui (Dwayne Johnson), semideus que roubou o coração de Te Fiti, a mãe-terra. Junto do simpático galo Heihei, ela tenta convencer Maui a reestabelecer a ordem e harmonia no mundo.

O personagem de Dwayne Johnson foi criado especialmente para ele. É surpreendente os detalhes que cercam o semideus (que passam desde as tatuagens até a postura corporal), e várias referências diretas podem ser estabelecidas com o popular ator estadunidense. Por consequência, todas as piadas ganham toques de irreverência fenomenais.

O trabalho de dublagem é muito bom, e o ponto alto está nas passagens musicais de Cravalho. As letras são ótimas, e acredito que a Disney realmente enfrentou sérios problemas para conseguir elaborar dublagens que expressem o ótimo conteúdo do original em inglês.

Apesar de quebrar vários paradigmas com uma protagonista decidida e forte, Moana tem pequenos problemas narrativos. Em certos momentos, a típica história de superação da Disney dá as caras com um leve melodrama criado em torno da morte e com um reencontro entre dois personagens que já haviam se despedido.

Ainda assim, é notório que o objetivo principal está na discussão da relação do homem com a natureza. As passagens finais que mostram o lado ruim e corrompido de Te Fiti podem ser um incentivo para os pais tratarem com seus filhos de temas levantados durante a rodagem.

Por conta disso, Moana é uma opção de entretenimento familiar extremamente sólida. A delicadeza dos diálogos e a boa trilha sonora colocam a animação como favorita aos prêmios de sua categoria nesta temporada e consolida mais uma franquia da Disney com alto potencial para o futuro.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=yvaCwzVOjlA’]

NOTA: 8/10

IMDb

2 thoughts on “Moana – 2016”

Leave a Reply