WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Under sandet (Terra de Minas) – 2015

A Segunda Guerra Mundial possui um gigantesco número de histórias que não são contadas nos livros e que são deixadas de lado pelos acadêmicos. Under sandet (Terra de Minas, no Brasil e distribuído internacionalmente como Land of Mines) inspira-se em fatos reais para mostrar um brutal drama ocorrido no solo dinamarquês no mês posterior ao final do conflito na Europa.

Apesar de tal ideia nunca ser discutida com seriedade entre os Aliados, a inteligência nazista considerou, por algum tempo, que uma possível invasão conjunta (Dia D) tomaria lugar a partir da costa da Dinamarca. Por este motivo, toda a extensão da costa foi preenchida com aproximadamente dois milhões de minas terrestres. Em maio de 1945, tão logo a notícia da rendição alemã chegou aos ouvidos do alto comando dinamarquês, o Sargento Rasmussen (Roland Moller, no melhor estilo durão) consegue um grupo de adolescentes que lutaram na Wehrmacht para desarmar as minas na proximidade de sua residência.

Rasmussen engloba bem o ódio ao nazismo – que chegava ao seu auge máximo dias após a morte de Hitler e com as revelações dos campos de extermínio. Logo a primeira cena, ele ataca violentamente um soldado alemão que carregava uma bandeira dinamarquesa. Uma das cartas na manga de Under sandet é saber construir cada um de seus personagens com diferentes perfis e trejeitos. A partir do momento em que os primeiros meninos começam a morrer desarmando as minas, Rasmussen passa a questionar sua própria conduta e se abre para uma relação de amizade – já que ele passou a ser considerado pelos garotos como um pai, tendo em vista o fato dele ser a única autoridade masculina naquela área.

Com uma trilha sonora muito competente, o roteiro do drama é carregado de surpresas, com sequências de cenas que carregam a tensão. O mérito é todo do excelente diretor Martin Zandvliet, que sabe organizar suas cenas e aproveita muito bem da linda paisagem dinamarquesa para mostrar o quanto a bonita praia estava preparada para ser um local de morte e sofrimento. O reconhecimento com este trabalho veio com uma proposta milionária de Hollywood para que Zandvliet ocupe a cadeira de diretor em uma produção de ação ambientada no pós Segunda Guerra Mundial no Japão, com Jared Leto como estrela principal. Under sandet é mais uma prova da excelente evolução do cinema da Dinamarca, que aposta numa abertura mundial nos últimos dez anos (comprovadas com as cinco indicações ao Oscar, e uma vitória neste período).

* Agradeço à Nordisk Film pela cópia para apreciação deste filme.

NOTA: 7/10

IMDb