Análise dos nomeados ao Globo de Ouro 2016

Atualizado: veja minhas apostas para o Globo de Ouro 2016

O Globo de Ouro é tradicionalmente (e erroneamente) conhecido no Brasil como a prévia do Oscar. Ao invés da mídia dar destaque aos sindicatos, criou-se a cultura de achar que a HFPA tem algum tipo de ligação com a Academia. Digo isto para lembrar que mesmo com as semelhanças, ás vezes o s membros aptos a votar para o Oscar tomam rumos diferentes do Globo de Ouro. Vamos a lista de 2016:

Melhor filme, Drama

Comentários: A inclusão de Mad Max é uma boa prévia do que se espera para outras premiações, especialmente o Oscar. Indicar um filme deste calibre garante a inclusão de uma fatia de espectadores que só assiste blockbusters, gerando mais audiência. Uma tendência para as premiações.

Melhor filme, comédia

Comentários: The Martian como um longa de comédia gerou comentários em Hollywood. Parece que a Fox quis tirar o peso dramático das costas do filme para buscar o prêmio em uma categoria bem menos disputada.

Melhor ator, drama

Comentários: infelizmente Michael Caine não foi indicado. No mais, Cranston e Smith ainda são dúvidas para o Oscar.

Melhor atriz, drama

Comentários: categoria mais previsível deste ano. Todas devem ir ao Oscar.

Melhor diretor

Comentários: concordo com o esnobe da HFPA ao diretor Steven Spielberg. Excelente lista.

Melhor ator (musical ou comédia)

Comentários: surpresa para a nomeação de Al Pacino – e confirmação do quanto The Big Short agradou.

Melhor atriz (musical ou comédia)

  • Jennifer Lawrence – Joy
  • Melissa McCarthy – Spy
  • Amy Schumer – Trainwreck
  • Maggie Smith – The Lady in the Van
  • Lily Tomlin – Grandma

Melhor atriz coadjuvante

Comentários: apesar de respeitar Fonda, não posso deixar de notar que seu papel de 2 minutos não foi o suficiente para me convencer de que ela merece uma indicação, seja para o Globo de Ouro, seja para o Oscar. Mais um caso em que o nome fala mais alto.

Melhor ator coadjuvante

Comentários: em um ano onde tudo parecia caminhar para nomeações tranquilas de Keaton (Spotlight) e Tom Hardy (The Revenant), eis que Stallone dá as caras novamente. O melhor de tudo, no entanto, foi o merecido reconhecimento para Idris Elba.

Melhor roteiro

Comentários: esta categoria incluí tanto roteiro adaptado quanto original. Por isto, é difícil dar uma parecer geral. No entanto, a indicação de The Big Short no lugar de Carol, Brooklyn ou The Revenant, foi surpreendente.

Melhor filme estrangeiro

  • Son of Saul
  • Mustang
  • The Fencer
  • Brand New Testament
  • The Club

Comentários: Son of Saul desponta como o favorito! Fora Mustang, todos os outros três longas foram surpresas. The Club, sem dúvidas, foi a maior de todas, uma vez que deixou para trás nomes como El Clan e até mesmo o brasileiro Que Horas ela Volta?

Melhor animação

Comentários: Inside Out é unanimidade! Os demais já eram indicações esperadas.

Melhor trilha sonora

Melhor música

Comments

comments

Deixe uma resposta