WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom (Primavera, Verão, Outono, Inverno… E Primavera) – 2003

O título do filme sul-coreano Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom (Primavera, Verão, Outono, Inverno… E Primavera, no Brasil) sugere uma noção de tempo cíclico, o que é confirmado durante a exibição desta obra prima do cinema oriental. Completo desconhecido do público do ocidente, a produção dirigida por Ki-duk Kim é considerada como um dos melhores filmes de seu país. Mais que isso: é um aprendizado continuo que realmente leva o espectador a pensar.

E para isso, não são necessárias falas, mas ações. O filme tem um bocado de linhas de diálogo – restringindo completamente a voz para situações indispensáveis. A mágica está na história contada em uma paisagem deslumbrante, que carrega um simbolismo ímpar por conta de seu conteúdo. As cinco estações representam etapas da vida de um homem, desde sua infância até sua velhice. Entre os erros cometidos durante sua vida, como a culpa pelo assassinato de sua companheira, o homem conta com a presença de seu mestre, um sábio e isolado monge.

A fotografia é a chave, pois ela garante a profundidade necessária do cenário ao mesmo tempo que passa uma sensação de tranquilidade de equilíbrio em meio aos fatos que se desenrolam. A natureza aberta expõe as feridas do ser-humano, longe de ser perfeito. O pagamento pelos erros é contado duas vezes através de metáforas. Em um dos casos, por exemplo, o protagonista da história, ainda criança, amarra uma pedra nas costas de um sapo, e no tronco de uma cobra e de um peixe. Suas ações são observadas de longe pelo monge, que decide amarrar uma pedra no menino para que ele entenda que toda ação tem uma consequência. Ao voltar para o lago, apenas o sapo sobreviveu a inocente maldade cometida pelo garoto. Mas o peso pela morte de dois animais indefesos, que marca profundamente sua relação com os bichos em um primeiro momento, mais tarde volta a tona em um desfecho incrível desta história.

A Sony já garantiu os direitos para o lançamento do Blu Ray no mercado estadunidense, mas ainda não anunciou uma data definitiva. Resta aguardar para uma versão que honre este excelente filme!

NOTA: 9/10

IMDb

Leave a Reply