WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Our Nixon – 2013

Richard Nixon: 37° presidente americano. Renunciou por conta do escândalo do Watergate. É comum encontrar este tipo de resumo na internet – que acabam nos trabalhos de escola. Uma geração de pequenos americanos cresceu odiando o político republicano, taxado de corrupto e sujo. Se é verdade que as gravações da Casa Branca mostram o lado negro da personalidade de Nixon, também deve-se mencionar que ele foi responsável por um período de estabilidade na política externa ao se aproximar da China e optar por uma trégua com a União Soviética. Apesar dos protestos da Guerra do Vietnã, sua reeleição em 1972 teve a maior margem de vantagem da história de seu país.

Produzido pela CNN, Our Nixon é um documentário que não busca trabalhar sobre ou o caso Watergate. Também não quer vestir o ex-presidente no manto de injustiçado. A proposta é mostrar a Casa Branca da administração Nixon através dos olhos H.R. Haldeman, John Ehrlichman e Dwight Chapin – os maiores confidentes de Nixon que gravaram mais de 500 rolos de filmes Super 8 de 1969 até 1974. A montagem do roteiro foi feita através de eventos que marcaram a presidência do republicano: sua inauguração (1969) é acompanhada especialmente pela viagem à China e os protestos contra a Guerra do Vietnã. Entre as várias crises internas, imagens de momentos privados mostram o lado “humano” de Nixon, Kissinger e seus demais companheiros.  Portanto, o quadro político dos Estados Unidos é traçado a partir da perspectiva destes senhores sobre os eventos citados anteriormente, visão que pode ser bastante distorcida da realidade, o que encoraja o espectador a pesquisar a fundo sobre os temas explorados.

A grande diferença foi saber intercalar as imagens produzidas pelos assessores com notícias da época, discursos e também com as fitas gravadas na Casa Branca – que nos jogam diretamente nos fatos. Em nenhum momento Our Nixon busca reescrever a história ou dar uma versão diferente da que conhecemos dos fatos polêmicos como o caso do Pentagon Papers e, claro, do infame Watergate. As entrevistas feitas com Haldeman, Ehrlichman e Chapin ajudam a compreender a rotina presidencial e os bastidores da guerra de egos que ocorria frequentemente, especialmente a de Ehrlichman com Kissinger.

É inegável que a imagem do político republicano para sempre ficará manchada por conta de sua renúncia. No entanto, documentários como Our Nixon são bem-vindos ao propor reflexões sobre um dos períodos mais obscuros da política americana. Excelente opção para quem gosta de história dos Estados Unidos.

NOTA: 7/10

IMDb

Leave a Reply