WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Tora no o wo fumu otokotachi (Os Homens que Pisaram na Cauda do Tigre) – 1945

Tora no o wo fumu otokotachi (mundialmente divulgado como The Men Who Tread on the Tiger’s Tail e com o título de Os Homens que Pisaram na Cauda do Tigre, no Brasil) é um dos filmes mais curtos de Akira Kurosawa. Filmado poucos meses antes do fim da Segunda Guerra Mundial, o filme só foi lançado em 1952 no Japão, já que o general americano Douglas MacArthur colocou a produção em uma lista de obras que deveriam ser censuradas pelo fato de resgatarem valores da sociedade feudal (especialmente a honra), o que não batia com os valores que os Estados Unidos queriam expandir na reconstrução do país asiático.

Este filme só ganhou vida pois seu ambicioso projeto The Lifted Spear (Dokkoi kono yari) foi cancelado pelos produtores devido ao alto custo e ao medo de uma invasão estadunidense no Japão (mais tarde parte do roteiro seria a base de Kagemusha, 1980). Kurosawa terminou o scrpit de Os Homens que Pisaram na Cauda do Tigre em apenas três dias e já começou o casting e a construção dos cenários para tornar o projeto rentável o quanto antes.

Se comparado a outros longas dirigidos por este brilhante diretor japonês, não tenho dúvidas ao dizer que esta produção é medíocre. O título faz referência a um grupo de monges – na verdade um lorde e seus vassalos – do século XI que atravessam uma floresta para conseguirem se reestruturar após uma batalha. Ao cruzarem a fronteira, eles são parados por agentes que suspeitam de suas atitudes, mas conseguem ser liberados após alguns minutos de conversa.

Sim, isto é tudo o que o filme tem a oferecer. A limitação de tempo imposta pela distribuidora prejudicou muito a construção da película. Não temos dimensão da real situação de perigo enfrentada pelos homens fantasiados de monges. O diretor optou por tentar dar traços cômicos a uma situação dramática ao apresentar um carregador atrapalhado que poderia muito bem ser comparado ao Buster Keaton da década de 1920, uma opção muito controversa.

NOTA: 5/10

IMDB

One thought on “Tora no o wo fumu otokotachi (Os Homens que Pisaram na Cauda do Tigre) – 1945”

Leave a Reply