WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Dumbo – 1941

Poucos sabem, mas quase os estúdios Disney fecharam após o lançamento de Dumbo, em 1941. A estreia de Fantasia no ano anterior limpou os cofres da empresa de Walt, que pensou em levar as telas uma história pequena, simples e emocionante com o intuito principal de lucrar e recuperar o prestígio da empresa.

Todos conhecem Dumbo. A história do elefante mais querido do cinema mostra como ele deixou de ser ridicularizado pelos seus pares (o que seria considerado bullying atualmente) para virar uma grande estrela de circo, muito devido ao esforço e amizade do ratinho Timóteo.Walt foi uma das primeiras personalidades dos Estados Unidos a demonstrar repúdio sobre os excessos cometidos pelos donos dos circos com relação a seus animais. Esta crítica pessoal pode ser observada, por exemplo, no cansaço de Dumbo, nas constantes humilhações ou mesmo na separação da mãe elefante de seu filho.

O lançamento do filme ocorreu poucas semanas antes dos Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial. Por este motivo, a distribuição no mercado europeu foi muito prejudicada. Para conter os custos, Disney deixou de oferecer bônus a sua equipe de produção e cancelou os reajustes anuais de seus empregados. Após apresentar o corte final de Dumbo com apenas 64 minutos, a RKO Radio Pictures negou-se, no primeiro momento, a tratar este filme como uma produção de ponta (a empresa de David Sarnoff só foi convencida após tomar conhecimento da delicada situação financeira do grupo Disney).

Após a estreia com boa recepção do público americano e da crítica especializada, os funcionários de Walt entraram em greve por discordarem do posicionamento do patrão pela postura adotada nas negociações de salário com sindicato dos cartunistas americanos. A greve abalou as estruturas do grupo Disney e um acordo só foi alcançado devido ao temor de Walt em ser superado pelas animações do estúdio dos irmãos Warner. Até a família Rockefeller foi chamada para apaziguar a situação. Já pensou viver em um mundo sem Disney?

A dramática animação mostrou-se um sucesso ainda maior décadas mais tarde com a introdução do home video. Dumbo é um clássico que até hoje aparece nas listas de animações mais vendidas da Disney.

[youtuber youtube=’http://www.youtube.com/watch?v=4hlowTTSyXo’]

NOTA: 8/10

IMDB

Leave a Reply