WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

3 Idiots (3 idiotas) – 2011

1 de abril: April Fools’ Day! Por acaso me lembrei de ver este filme justamente nesta gloriosa data. Na época de seu lançamento, 3 Idiots (3 idiotas, no Brasil) bateu todos os recordes de bilheteria na Índia e conseguiu significativo espaço nos circuitos europeus e americanos.

Após assistir este longa, mantenho uma opinião que por alguns anos defendo a todo custo: o maior problema de Bollywood está em Bollywood. A indústria indiana de cinema deixa de lado sua identidade para copiar descaradamente padrões estabelecidos por Hollywood. Isto fica evidente nos filmes de comédia e ação e 3 Idiots é a prova disto. Convenhamos, 170 minutos é tempo demais para um filme de comédia. Além do desenvolvimento da história principal, que mistura uma ponta de drama e romance, temos vários números musicais nesta produção. Só que o diretor Rajkumar Hirani apelou bastante e apostou em situações ridículas para atrair a atenção do público: durante várias cenas você vai assistir piadas com duplo sentido e bundas peladas (será que eles realmente acham isso engraçado?).

A história segue dois amigos, Farhan Qureshi e Raju Rastogi, que lutam para descobrir o paradeiro de Rancho, ex-colega da dupla no Imperial College of Engineering (ICE). Contado por flashbacks, podemos recapitular as aventuras dos rapazes na faculdade ao mesmo tempo que notamos uma pesada crítica a rígida vida de um estudante de graduação. O fraco roteiro deixa claro que este não é um filme para todo mundo. Acredito que os adolescentes devam das piadas geeks e jovens apresentadas em algumas cenas. Mesmo assim, o mau gosto de brincar com situações como estupro – o que fica ainda pior se analisarmos que a Índia é um dos países que mais sofre com este crime – é algo que posso deixar passar batido.

A nota de 8.5 no IMDB e seu lugar no top 250 mostram como o sistema de votação do maior site de filmes do mundo ainda precisa ser polido. Frequentemente converso com meus amigos que integram o staff do site e discuto nas boards propostas de mudanças no cálculo total. Infelizmente, dos mais de 100 mil votos, posso garantir que pelo menos a metade deles foram registrados por usuários da Índia que se registram no site apenas para dar 10 para determinado filme. Caso parecido aconteceu anos atrás, quando os fãs de The Dark Knight (2008) começaram uma campanha para tirar The Godfather (1972) do topo da lista dos 250 melhores do IMDB.

Filme seco que propõe uma comédia ao melhor estilo pastelão sessão da tarde, 3 Idiots ainda apresenta uma trilha sonora de doer os ouvidos e um casting bastante duvidoso.

NOTA: 3/10

IMDB

Leave a Reply