Post especial #3 – 100 anos da estreia de Carlitos!

Charles Chaplin. Estamos falando do homem que revolucionou o cinema. Mesmo com seus vários problemas fora da grande tela, este senhor nos presenteou com pérolas como The Kid (1921), The Gold Rush (1925) e Modern Times (1936) – apenas para citar alguns. Seu famoso sorriso certamente deve trazer pelo menos uma boa memória de sua infância. Hoje, dia 7 de fevereiro de 2014, celebramos 100 anos da estreia de Kid Auto Races at Venice, que marca a primeira aparição do vagabundo mais famoso da história.

Minha lista de filmes do IMDB é dividia por décadas. 1900/1909 – 1910/1919 e assim sucessivamente. Chaplin é o único que tem sua categoria especial reservada.

Abaixo, cinco recomendações de filmes onde Chaplin interpreta o famoso personagem antes de seu grande sucesso na United Artists.

1)      Kid Auto Races At Venice (Corridas de Automóveis para Meninos)

O motivo da nossa comemoração de hoje não pode passar em branco. Este filme na verdade foi o segundo a ser filmado por Chaplin, mas a Keystone Studios decidiu adiantar a estreia. Bastante modesto, podemos notar o vagabundo no seu tradicional traje. Quedas, sustos, empurrões e até mesmo a quebra da quarta parede podem ser observadas.

2)      The Tramp (O Vagabundo)

Divertidíssimo filme da Essanay Studios. Uma história de amor com muito bom humor.

3)      The Idle Class (Os clássicos vadios)

Além de ser o vagabundo, Chaplin interpreta um milionário. Uma de suas comédias mais famosas na First National.

4)       Easy Street (Carlitos guarda-noturno)

Curta em que o vagabundo aceita ser guarda para impressionar seu amor (Edna Purviance)

5)       A Dog’s Life (Vida de cachorro)

O filme mais famoso desta pequena lista foi lançado pela First National Film Company em 1918. Foi meu filme favorito durante minha infância. Lembro-me que chegava da escola e entrava no quarto desesperado atrás do VHS deste filme para dar play logo. A maravilhosa trilha sonora e a impecável atuação de Charlie devem ser levadas em conta. Impossível não rir e se emocionar.

E para encerrar este post, mais uma boa notícia para os fãs de Chaplin: foi encontrada uma cópia de Footlights, único romance escrito durante sua carreira. Em breve será publicado na Inglaterra e nos Estados Unidos. Imperdível!

Comments

comments

Deixe uma resposta