WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

Fa yeung nin wa / In the Mood for Love (Amor à Flor da Pele) – 2000

Um cigarro. Uma cadeira. Um pensamento. Uma tragada. Fa yeung nin wa (em inglês In the Mood for Love e Amor à Flor da Pele, no Brasil) é um filme extremamente lento e detalhista. Tive grande curiosidade o fui atrás do longa pela alta nota no IMDB (e por estar no Top 250).

Kar Wai Wong (mesmo diretor de The Grandmaster) trouxe as telas uma história de amor um pouco diferente do que estamos acostumados. O jornalista Chow (Tony Leung) aluga um apartamento no mesmo dia em que Su (Maggie Cheung) está de mudança. Os dois partilham de algo em comum: tanto a esposa de Chow quanto o marido de Su passam mais tempo longe de casa do que com seus respectivos companheiros. A solidão acaba aproximando os dois, e o diretor busca atiçar a atenção do espectador com algumas cenas em que nos perguntamos se o que estamos vendo é realidade ou apenas um sonho.

Já nos primeiros minutos de filme, podemos notar uma peculiaridade da produção. Os cortes de cenas são secos. Quero dizer, durante a transição de um personagem para outro, ou durante a troca do ângulo de visão, a cena escurece completamente, deixando claro que cada tomada deve ser analisada de maneira independente. Este amor, com encontros e desencontros, é abordado muito mais do lado psicológico do que pela parte física. Você não vai ver nenhuma cena de sexo entre os amantes. Pelo contrário, irá acompanhar uma longa discussão dos medos de cada um, especialmente com relação a seus parceiros e aos vizinhos.

O vestuário é excelente! A fotografia, ora muito escura, ora brilhante, chama atenção. Considerado como um dos três melhores filmes da história de Hong Kong, In the Mood for Love/ Amor à Flor da Pele teve gravações diárias por quase 15 meses!

Vale acompanhar o trabalho de Wai Wong.

NOTA: 7/10

 

Leave a Reply