WordPress database error: [Table 'dale2054280952.wp_p5mwz01qvq_userstats_count' doesn't exist]
SHOW FULL COLUMNS FROM `wp_p5mwz01qvq_userstats_count`

A Christmas Story (Uma história de Natal) – 1983

You’ll shoot your eye out.”

Para quem não entendeu, essa é a tagline do filme A Christmas Story (Uma história de Natal, no Brasil), um longa filmado em 1983 que virou um instant classic.

Mesmo que este filme seja apreciado fora da época natalina, é possível entender o estrondoso sucesso que o filme com direção de Bob Clark faz até hoje. A história é contada por Ralphie (interpretado por Peter Billingsley, como criança e com voz de Jean Shepherd, quando adulto). O garoto sonha com sua Red Ryder BB Gun, uma pistola de ar comprimido muito popular nos Estados Unidos, mas enfrenta resistência de sua mãe, de sua professora e até mesmo do Papai Noel, que argumentam utilizando a frase símbolo do filme, exposta no começo do texto.

Ambientado nos Estados Unidos dos anos de 1940,  o roteiro foi adaptado da obra In God We Trust, All Others Pay Cash, de Shepherd. Com uma narrativa muito simples, o longa busca entender a vida de Ralphie e o quanto aquela simples BB Gun significava para sua vida. Suas brigas na escola, suas travessuras e seus primeiros palavrões são abordados com muito bom humor. O clímax do filme é o encontro de Ralphie com o Papai Noel. Mas engana-se quem pensa que o bom velhinho é aquele simpático e atencioso ser que está disposto a ouvir as crianças. Quando Ralphie vai ao shopping com seu irmão, encontra um Santa sem paciência, apressado e louco para ir embora pra casa. O face-to-face é hilário!

Por conta de toda a simplicidade e do roteiro de desenrolar fácil, não é surpresa nenhuma ver este longa nas listas de filmes com a família.

NOTA: 7/10

Leave a Reply